FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 19/05/2017

Em Dicas

2184

6 Dicas para potencializar seus estudos para o vestibular

6 Dicas para potencializar seus estudos para o vestibular

Confira dicas poderosas que vão te ajudar a aumentar significativamente seu aprendizado, melhorando sua concentração e memorização. Técnicas simples que muitos não usam e perdem de aproveitar seus benefícios. Inclua algumas dessas dicas em seus estudos ou mesmo todas elas e você sentirá uma enorme diferença na hora de estudar e aprender.

 

1 – Descubra qual seu horário de maior produtividade nos estudos

Descobrir seu horário mais produtivo irá te ajudar a aprender com muito mais facilidade, afinal, não adianta você brigar consigo mesmo. Se durante a manhã você é muito sonolento esqueça e estude outra hora.

 

É obvio que nem todos têm esse privilégio, para alguns só é possível estudar a noite, nesses casos é recomendado desenvolver um hábito de estudos para acostumar com a rotina de estudo noturno, é mais complicado, mas é possível.

 

Dica prática: A melhor maneira de descobrir seu horário mais produtivo é estudando em diversos horários. Pois você precisa verificar como fica sua concentração e memorização nesses horários. Você pode fazer anotações ao perceber que em um determinado horário seus estudos renderam mais, e também anotar quando sua concentração estava menor. Fazendo isso você conseguirá determinar seu melhor horário para aprender.

 

 

2 – Pratique o que aprende

Não adianta você passar horas e horas na teoria se você não praticar o que aprende. A melhor maneira de assimilar informações para longo prazo é respondendo questões e provas antigas.

 

Faça uma pergunta a alguém e automaticamente o cérebro dessa pessoa irá parar todas as atividades para se concentrar em responder a pergunta. Essa concentração é a grande sacada para que o aprendizado se torne ainda mais poderoso.

 

Dica prática: Sempre resolva questões e provas antigas. Deixe separado em seu computador ou caderno várias questões sobre o que você está estudando e regularmente veja essas questões e as responda. Isso irá te ajudar a colocar em prática o que aprende. Além disso, questões são ótimas para avaliar seu conhecimento e saber se você está realmente aprendendo o que está estudando. Caso você perceba que não está acertando, pode ser um momento de reforçar os estudos naquele conteúdo.

 

 

3 – Tenha objetivos definidos para estudar e aprender

De que adianta você estudar se você não sabe para o que você está estudando. Esse erro é bem comum e faz uma diferença muito grande na hora de aprender. Estudantes e concurseiros se esquecem de definir seus objetivos e metas para estudar e com isso acabam tornando o aprendizado ineficaz, pois muitas vezes estudam conteúdos que não são úteis para seu objetivo.

 

Quando você estabelece objetivo, você envia uma mensagem ao cérebro, algo como “fique em alerta, pois estou fazendo uma atividade importante” com isso seu cérebro assimila e compreende melhor uma informação para estudar.

 

Dica prática: Crie objetivos para estudar. Se você ainda não tem objetivos definidos para estudar, faça uma pausa e pense bem a respeito, então deixe bem claro quais são seus objetivos ao estudar, isso irá te ajudar muito a aprender mais fácil. Se quiser pode escrever seu objetivo em um folha e colar em um mural ou em um lugar onde você o veja com facilidade, assim estará sempre lembrando o porque você está se dedicando aos estudos. Faça isso e você terá um melhor desempenho em seu aprendizado.

 

 

4 – Evite o stress, ele prejudica seu aprendizado

Um dos maiores inibidores do aprendizado e da memorização é o stress.  Além de prejudicar seu corpo, seus estudos se tornam completamente inúteis quando o stress está alto. Um cérebro que está muito estressado produz grande quantidade de cortisol, o que impede que seu cérebro se concentre e memorize um conteúdo. Portanto se você estiver estressado e lendo algo, saiba que sua mente não irá memorizar nada.

 

Portanto, se você perceber que está muito estressado é melhor nem começar sua sessão de estudos, pois será apenas perda de tempo, é melhor primeiro procurar maneiras de relaxar a mente e deixá-la em um estado ideal de aprendizado.

 

Dica prática: Se você estiver muito estressado experimente tirar uma pequena soneca ou tomar um banho quente para relaxar. O banho quente libera dopamina, que é excelente para combater o stress.

 

 

5 – Estude em grupo

Você é daqueles estudantes que não conseguem ficar muito tempo sentado estudando sozinho? Então experimente um grupo de estudos, assim você irá aprender mais fácil. Cada pessoa aprende de uma forma, e para alguns é difícil passar várias horas estudando sozinho. Isso torna o aprendizado dessa pessoa muito difícil, pois com o tempo o tédio impede a concentração.

 

É obvio que você terá que passar algumas horas estudando sozinho, pois não conseguirá sempre estudar em grupo. Mas mesmo assim é possível juntar algumas vezes.

 

Dica prática: Combine com amigos e colegas que estão estudando para mesma prova ou concurso que você e estude em grupo. Vocês podem aproveitar para um ajudar o outro. O mais importante em grupos de estudos é que todos estejam realmente engajados em aprender, evitem durante um grupo discutir coisas que não tenham a ver com o conteúdo.

 

 

6 – Escreva para aprender mais fácil

A neurologista Judy Willis é uma das defensoras do uso da escrita com lápis e caneta. Segundo ela a escrita desenvolve a criatividade e a expressão pessoal. Ambas ajudam no raciocínio cognitivo. A escrita em ferramentas tecnológicas também possui suas qualidades, porém a escrita cursiva facilita muito mais o aprendizado. Pois escrever envolve mais áreas do cérebro, e quanto mais áreas você envolve na aprendizagem, mais fácil fica a memorização.

 

Dica prática: Se você está estudando você precisa escrever bastante. Faça resumos, mapas mentais, grifos, anotações em livros, o que desejar, mas use seus lápis, canetas, canetinhas sem moderação. Quanto mais escrever, mais fácil se tornará seu aprendizado. Por isso sempre que puder escreva. Além disso, a escrita irá te ajudar a organizar melhor seu raciocínio e também te preparar para as redações que você possa ter que fazer em provas e concursos.

 

Fonte: Estudar e Aprender

 

 

Já se inscreveu no Vestibular FIC Redenção 2017/2? Não? Então clique na imagem abaixo e aproveite esta oportunidade de transformar o seu futuro!

 

FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás