FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 09/05/2017

Em Dicas

2375

Tendências da Odontologia: Odontogeriatria

Tendências da Odontologia: Odontogeriatria

O Brasil está envelhecendo mais rápido do que os outros países, afirma estudo da Organização Mundial da Saúde. Atualmente, 12,5% da população nacional é composta por idosos – mas, até 2050, essa porcentagem deve saltar para 30%. A partir destes números, pode-se afirmar que a odontogeriatria é uma especialidade em expansão.

 

Problemas bucais mais frequentes na terceira idade

Abaixo, o cirurgião-dentista Fernando Brunetti Montenegro, membro da ABO e coordenador odontológico da Casa dos Velhinhos Ondina Lobo, enumera alguns dos problemas bucais mais diagnosticados na terceira idade:

• Periodontais: gengiva e osso de suporte;

• Cáries: especialmente interproximais e de raiz;

• Negligência no cuidado e na substituição periódica das próteses;

• Mau hálito e implicações estéticas, como dentes quebrados ou ausentes: estes quadros tendem a afastar o idoso do convívio social;

• Sinais de câncer na cavidade bucal: geralmente, como metástase de outros pontos do corpo.

 

Má higiene bucal pode levar ao diabetes e à hipertensão

Muitos idosos notam que não conseguem sentir o gosto dos alimentos e, assim, colocam mais açúcar e sal nas receitas que preparam. O resultado são casos de diabetes e hipertensão que poderiam ser evitados com cuidados simples.

 

Além de utilizar a escova de dentes e o fio dental, é preciso ter em mãos um limpador lingual de plástico, que alcança regiões mais difíceis. Desta forma, as papilas gustativas trabalham melhor e têm uma percepção mais apurada dos sabores.

 

Cuidadores são elementos indispensáveis à odontogeriatria

Algumas pessoas com mais idade têm mais dificuldade para compreender e assimilar as orientações que os odontogeriatras transmitem. Para resolver esta questão, os cuidadores se tornam elementos indispensáveis.

 

Como esses profissionais não possuem capacitação adequada – tanto em odontologia e, especialmente, em odontogeriatria –, é fundamental que o cirurgião-dentista se aproxime e o mantenha abastecido com informações.

 

Cada caso clínico demanda atenção individualizada. Portanto, o profissional da odontologia deve personalizar as instruções de acordo com as necessidades do paciente. Contudo, alguns cuidados são genéricos, como a limpeza detalhada dos dentes, próteses, língua (inclusive com limpador específico) e mucosas.

 

Um cuidador atento é de grande ajuda para o cirurgião-dentista. Ele cria um canal de comunicação informal com seu paciente. Se não houvesse essa condição, certamente, o idoso estaria impossibilitado de expressar claramente seu desconforto ao odontogeriatra.

 

É fundamental criar esse vínculo entre cuidador e profissional da odontologia. Assim, pode-se antecipar possíveis problemas e evitar casos emergenciais.

 

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia (ABO)

FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás