FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 29/09/2017

Em Curiosidades

3530

6 motivos para fazer o curso de enfermagem

6 motivos para fazer o curso de enfermagem

Talvez essa seja uma das profissões mais importantes, afinal, ajudar a salvar vidas não é pouca coisa. E, acredite, não é para qualquer um. Junto com os médicos e demais profissionais da saúde, os enfermeiros trabalham diariamente com a vida das pessoas numa rotina de cuidados e procedimentos, mas também atenção e amor pelo próximo.

 

E se você está em dúvida sobre qual carreira seguir, continue lendo esse artigo e conheça os 6 motivos que reunimos para você refletir se o curso de enfermagem é o ideal para o seu futuro profissional. Quem sabe, essa pode ser a profissão da sua vida!

 

1. Oportunidade de ajudar o próximo

 

A enfermagem traz essa nobreza: a oportunidade de trabalhar ajudando a salvar vidas. É gratificante quando a profissão que você escolhe também é uma forma de se humanizar. Cuidar do outro e lidar bem com todas as implicações que isso traz é para pessoas que estão dispostas a atuar não apenas como profissionais, mas como verdadeiros seres humanos.

 

E com a enfermagem acontece isso. Você aprende a se colocar no lugar do outro, além de desenvolver atributos fundamentais como a paciência, que é tão importante no setor de saúde.

 

Esse talvez seja o maior motivador na hora de escolher a enfermagem como profissão, e isso é ótimo. Então, se você sempre se imaginou fazendo o bem e ajudando as pessoas, o curso de enfermagem é indicado para você.

 

2. Amadurecimento emocional

 

Trabalhar nessa área requer, além de conhecimentos técnicos e científicos, grande respeito pelo ser humano, além da capacidade de atuar com ética e maturidade. A verdade é que lidar com a dor e as emoções dos outros faz com que o profissional diariamente se veja em situações em que é necessário ter controle emocional. Isso resulta em um desenvolvimento pessoal e maturidade que nem sempre é possível em outras profissões.

 

E apesar da rotina estressante de procedimentos difíceis e alguns até vitais, os enfermeiros sabem o quanto é gratificante ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade. O quanto é possível crescer com essas situações e que na verdade ambos ganham, afinal, quem ajuda está também se ajudando, não é mesmo?

 

3. Grande demanda de mercado

 

Outro motivo tentador para fazer enfermagem é que a profissão está em alta. Segundo um estudo recente feito pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), os profissionais de enfermagem são mais requisitados que os médicos.

 

A enfermagem é a segunda profissão com maior número de postos de trabalho no Brasil, perdendo apenas para os profissionais de Tecnologia da Informação. Animador, não é mesmo?  Isso significa que a enfermagem, ao contrário do que acontecia no passado, é hoje uma profissão bastante valorizada.

 

A verdade é que o enfermeiro será sempre um profissional bem requisitado, principalmente porque nos últimos anos vem crescendo a preocupação das pessoas com saúde e bem-estar, além do aumento da expectativa de vida que faz com que áreas como a geriatria se destaque.

 

4. Ampla área de atuação

 

Fazer um curso superior no qual você se identifica é muito importante, mas escolher um curso que está em crescimento é melhor ainda. E por que a enfermagem está em crescimento? Porque além do fato da saúde ser uma área em que sempre haverá demanda, há alguns anos o leque de atuação da enfermagem vem se abrindo.

 

Você poderá trabalhar em hospitais, prestando serviços de ambulatório em escolas e empresas privadas, casas de repouso, resgate de acidentados, laboratórios e no setor público que eventualmente abre concurso para enfermeiros. Além disso, pode participar do Programa de Saúde da Família (PSF), que exige um enfermeiro formado em cada equipe e em postos de saúde e policlínicas.

 

Não para por aí, pois você pode trabalhar em auditorias, em gestão de serviços de saúde, no tratamento de pacientes com diabetes e também como profissional liberal ou membro de uma cooperativa que atende na casa dos pacientes. É o que chamamos de Home Care, uma tendência que vem dando muito certo.

 

5. Bons salários

 

Enfermeiros ganham bem e esse é um fator que conta muito na hora de escolher a profissão. O curso de enfermagem não deixa a desejar quando o assunto é salário. Veja porque: a média salarial para recém-formados é de R$ 4.000,00 mensais para uma jornada de 6 horas diárias. Além disso, com essa carga horária, é possível trabalhar em mais de um local e aumentar os rendimentos.

 

E para quem está disposto a sair das metrópoles, ir para as cidades do interior pode ser uma boa alternativa para começar a carreira ganhando bem. É que a maioria dos profissionais na área de saúde está concentrada nos grandes centros urbanos e isso gera carência nas pequenas cidades, que acabam oferecendo salários melhores para suprir essa carência.

 

O salário ainda pode ser mais atraente quando o profissional adquire outros títulos como especializações e cursos de extensão. Esse pode ser um diferencial principalmente para quem quer seguir carreira no setor público e em cargos de gestão.

 

6. Flexibilidade de horários

 

A carga horária de um enfermeiro é de 6 horas diárias por posto de trabalho ou plantões de 12 horas dependendo do local. Essa flexibilidade de horário é ótima para quem quer ter mais de um emprego e aumentar o salário.

 

Você pode controlar seus horários escolhendo quais dias da semana trabalhar ou, se for o caso, nos fins de semana. Além disso, existem os plantões noturnos que são ideais para quem tem outros compromissos durante o dia. Você tem que concordar que flexibilidade de horário é uma vantagem que nem todas as profissões têm, não é mesmo?

 

A enfermagem está com tudo! E quem pensa que é uma profissão apenas para mulheres se engana. De acordo com dados do Coren de São Paulo, o número de homens na enfermagem subiu de 2% para 12% em 40 anos. Pode parecer um crescimento tímido, mas para uma profissão que era predominantemente feminina, já é um grande avanço.

 

Fonte: Unipê. 

FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás