FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 10/12/2015

Em Curiosidades

24773

A importância do ensino superior para o desenvolvimento do indiví­duo

A importância do ensino superior para o desenvolvimento do indiví­duo

O ensino superior engloba faculdades, universidades, escolas técnicas e comerciais, bem como centros de desenvolvimento. A educação superior é importante para o desenvolvimento das pessoas, não só porque as prepara para uma carreira, mas também porque lhes proporciona uma ampla experiência de vida.

 

Conhecimento acadêmico
Uma das funções mais importantes do ensino superior é ajudar o indivíduo a desenvolver o conhecimento acadêmico necessário para ter sucesso em uma determinada carreira. Todas as carreiras exigem uma especialização em uma determinada área, e instituições de ensino como faculdades e universidades ajudam a transmitir conhecimento. Isto é importante para o desenvolvimento do indivíduo, pois faz com que ele se sinta confiante em sua área de atuação, o que é essencial para alcançar o sucesso.

 

Habilidades
Nem todo ensino superior, no entanto, é acadêmico. Algumas instituições de ensino superior, tais como escolas profissionalizantes e centros de desenvolvimento empresarial ou tecnológico, por exemplo, permitem que uma pessoa aprenda habilidades práticas necessárias para ter sucesso em uma carreira. Estas habilidades são importantes para o desenvolvimento individual, pois ajudam a pessoa desenvolver a habilidade necessária para ter sucesso em carreiras técnicas, como mecânica ou cosmetologia. Tais habilidades podem trazer realização pessoal e satisfação, bem como uma carreira de sucesso.

 

Social
O ensino superior também oferece muitos benefícios sociais. A maioria das faculdades, universidades e outras instituições de ensino superior oferece uma variedade de atividades extracurriculares e clubes para os estudantes. Estes grupos ajudam a promover interações sociais entre pessoas de diversas origens e com histórias de vida muito diferentes. Além disso, o ensino superior estimula os indivíduos a serem participantes ativos em suas comunidades e economias, e é provável que isto os acompanhe pelo resto da vida.

 

Pessoal
O ensino superior também traz benefícios pessoais. Por exemplo, aqueles que têm diplomas de ensino superior ou certificados tendem a ter uma renda mais alta, o que permite que uma pessoa tenha mais opções no futuro, tais como poder escolher o trabalho que se adapta melhor ao seu estilo de vida, e o bairro em que gostaria de morar. Além disso, muitas pessoas encontram os seus cônjuges ou parceiros em instituições de ensino superior, provando que o ensino superior também proporciona o desenvolvimento das relações pessoais.

 

Fonte: http://www.ehow.com.br/importancia-ensino-superior-desenvolvimento-individuo-info_131956/

FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás