FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 15/03/2022

Em Cursos

622

Acadêmicos do curso de Nutrição da FIC promovem ação alusiva ao Março Lilás

Acadêmicos do curso de Nutrição da FIC promovem ação alusiva ao Março Lilás

Os acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade Integrada Carajás - FIC, sob a coordenação das professoras preceptoras Maria Julia e Karina Martins, realizaram, na última quinta-feira (10), eventos em alusão ao Março Lilás - Campanha na Prevenção de Câncer do Colo do Útero.

Os alunos fizeram palestras nas UBS Centro, Setor Jardim Ariane, Vila da Pedra e Hospital São Vicente, abordando a saúde da mulher, fazendo orientações nutricionais saudáveis e bons hábitos na prevenção e no tratamento.  Além disso, foi servido um café da manhã especial com direito a brindes para as mulheres presentes.

Março Lilás

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

Em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública. Hoje é a terceira neoplasia maligna que mais mata mulheres no Brasil, sendo a principal causa de mortalidade de mulheres em idade fértil no Amazonas.

Segundo o Inca, no triênio 2020/2022, o Brasil deve registrar 16.710 casos novos de câncer de colo uterino. Para o Amazonas, a estimativa é de cerca de 700 casos novos.

Os diversos subtipos do papilomavírus humano (HPV) são os grandes responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero. Eles são sexualmente transmissíveis e causam lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás